BLOCO C15 PARA LAJE NERVURADA
 

GRANDE, LEVE E RESISTENTE

A laje nervurada é indicada quando há necessidade de se vencer grandes vãos ou resistir a grandes sobrecargas, eliminando vigas e pilares. Mas, para isso, é preciso que se empregue entre as nervuras um material leve e de grandes dimensões, que facilite a montagem e a concretagem da laje. Os Blocos de Concreto Celular Autoclavado foram desenvolvidos para otimizar ao máximo a confecção de lajes nervuradas. Eles são resistentes, leves, fáceis de manusear, incombustíveis e ainda economizam aço e concreto. Reduzem o desperdício na obra e aumentam a produtividade dos operários.

 

DIMENSIONAMENTO

De acordo com a ABNT, as lajes nervuradas devem apresentar as seguintes características:
• A resistência da mesa à flexão deverá ser verificada sempre que a distância entre as nervuras for superior a 50 cm ou houver carga concentrada no painel entre as nervuras;

• As nervuras deverão ser sempre verificadas quanto ao cisalhamento. Como vigas, se a distância livre entre elas for superior a 50 cm e, como laje, em caso contrário;

• O apoio das lajes deverá ser feito ao longo de uma nervura;

• Nas lajes armadas numa só direção, serão necessárias nervuras transversais e sempre que houver cargas concentradas a distribuir ou quando o vão teórico for superior a 4 m. Exige-se duas nervuras, no mínimo, quando esse vão ultrapassar 6 m;

• Nas nervuras com espessuras inferiores a 8 cm, não é permitido colocar armadura de compressão no lado oposto à mesa.

 
VANTAGENS

Redução de Peso das Estruturas
Os Blocos de Concreto Celular Autoclavado possibilitam a execução de lajes com grandes vãos sem o emprego de vigas. Aumentam a rigidez das lajes, com a redução do número de nervuras e da lâmina média de concreto, reduzindo também o peso próprio da estrutura e das fundações.

Redução de Formas
Por serem facilmente serrados ou cortados, os Blocos de Concreto Celular Autoclavado são adaptáveis e de fácil manuseio. Facilitam a execução da armação, a concretagem e instalações. Eliminando o uso de vigas, reduzem o consumo de madeira para forma e escoramento.

Arquitetura
Ao eliminarem vigas e pilares na execução de lajes com grandes vãos livres, os Blocos de Concreto Celular Autoclavado propiciam maior liberdade na criação de projetos arquitetônicos.

Acabamentos
Os Blocos de Concreto Celular Autoclavado são maciços e podem receber diretamente o revestimento final, eliminando o uso de forros. Peças e acessórios podem ser fixados diretamente sobre os mesmos.

Resistência ao fogo
Os Blocos de Concreto Celular Autoclavado resistem até 2 vezes mais que materiais tradicionais e são muito usados na proteção contra incêndio.

Economia
Maior rapidez e produtividade na fase de montagem e concretagem. Maior facilidade no embutimento de tubulações. Melhor aproveitamento de material e otimização da mão-de-obra.

 
GRANDES VÃOS MERECEM UMA GRANDE SOLUÇÃO

As lajes nervuradas com blocos de Concreto Celular Autoclavado permitem o posicionamento da ferragem antes dos blocos, facilitando o serviço de armação e a conferência.

   

Os blocos de Concreto Celular Autoclavado são posicionados facilmente nos espaços definidos pela armação, não necessitando fixação adicional para a concretagem.

   

Por serem maciços e resistentes, os blocos de Concreto Celular Autoclavado permitem o tráfego de pessoas, carrinhos e ferramentas sobre os mesmos, bem como a abertura de sulcos para a passagem das instalações, sem comprometimento estrutural.

 
C A R A C T E R Í S T I C A S
Densidade aparente de massa seca
430 kg/m³
Densidade para cálculo estrutural
500 kg/m³
Resistência mínima à ruptura por compressão
15 kg/cm²
 
D I M E N S Õ E S
Comprimento
60
60
60
40
30
Largura
30
37,5
60
40
30
Espessura
A partir de 10cm modulado em 2,5cm até o máximo de 60cm.
Outras dimensões sob encomenda.